Higienização

Reforço na rotina de limpeza de todos os ambientes. Disponibilização de álcool gel 70% nas salas de aula, nos corredores e nas proximidades das saídas.Formação contínua dos colaboradores sobre normas de higiene e segurança.

Reorganização de

fluxos e acessos

Triagem na entrada com aferição de temperatura e entrevista para identificação de possíveis sintomas. Sinalização em toda a escola com orientações distanciamento nos espaços de convivência. Sala de acolhimento para atendimento de pessoas que apresentem sintomas. Adequação dos bebedores para uso exclusivo de garrafas individuais.

Salas de aula

Adequação das salas de acordo com normas de distanciamento e horários de intervalos escalonados.Rodízio das turmas com aulas presenciais.

Máscaras

Providencie quantidade necessária para o período no colégio prevendo troca a cada 2h e mais uma de reserva. Reforce o uso durante todo o tempo fora de casa e cuidados no momento da troca. Separe um saco plástico para guardar ou para descartar máscara utilizada.

Garrafa

Escolha uma garrafinha de água e leve-a cheia para uso individual, preferencialmente aquelas com abertura maior para não encostar no bebedouro.

Lanche

Vai levar de casa? Embale e higienize para facilitar o consumo. Dê preferência às embalagens térmicas ou, caso prefira, a cantina atenderá de acordo com novas orientações de higienização e distanciamento.

Material escolar

Verifique tudo que o aluno precisa para as aulas previstas, pois os materiais são de uso individual. Cuidado com excessos! O estudante deve levar apenas o necessário.

Converse com seus filhos

Acreditamos muito na parceria entre escola e família. Como sabemos, os protocolos de retorno seguem as diretrizes de cada cidade e estado. Por isso, é importante manter um diálogo aberto, principalmente com as crianças, e explicar que a volta às aulas presenciais talvez não seja definitiva. Desenvolvemos diversos materiais adequados à linguagem das crianças e adolescentes para ajudá-los nesse momento.

Acessos

Confira qual o acesso e horários para seu segmento e série.

Entrada

Respeite o distanciamento.Aguarde a aferição de temperatura e faça a higienização. Dirija-se diretamente para sua sala e se informe quanto à carteira que deve ser utilizada.

Aulas

Durante o tempo em sala, higienize as mãos com frequência e evite retirar a máscara e tocar a área dos olhos, boca e nariz.

Respeite o distanciamento social com seus colegas.

Intervalos

Nos intervalos, respeite as áreas definidas para acesso e fluxos. Retire a máscara apenas para comer recoloque-a em seguida e de acordo com as orientações.

Não está se sentindo bem? Avise a equipe do colégio para verificarmos e entrar em contato com a família caso seja necessário.

Atendimentos

Nesse momento é importante que os pais evitem entrar na escola, a não ser em casos extremamente necessários. O melhor é optar pelos canais de atendimento remoto do colégio sempre que possível para proteger sua família e nossos colaboradores.

Voltando para casa

Sugerimos troca de uniformes das crianças diariamente. Caso não tenham peças suficientes, os colégios estão flexibilizando o uso. Higienize novamente sua mochila e seus materiais para realizar as tarefas de casa. Organize os materiais do dia seguinte separando tudo que for necessário, mas sem excesso.

Os sintomas da covid-19 começam a se manifestar com febre, dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta, com secreção no nariz e tosse seca. Além disso, crianças podem ficar abatidas e com irritabilidade e podem apresentar também diarreia. Esses sintomas começam a surgir a partir do contágio em até 14 dias e são mais intensos nos primeiros dias de transmissão.

É de extrema importância que a família informe o colégio assim que perceba a presença de sintomas ou tenha confirmação de caso em seu círculo de convivência. Nesses casos, todos os familiares precisam entrar em isolamento por 14 dias e o aluno (caso tenha condições de saúde) irá retornar ao ensino remoto durante o isolamento.

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com 61 anos de tradição, é considerada a melhor instituição de ensino superior paranaense e uma das melhores do Brasil no ranking da Times Higher Education. Atualmente a Universidade oferta mais de 120 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídas nos câmpus Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo.

Nesse momento de distanciamento social, aprenda novas formas de expressar suas emoções

quando encontrar outras Famílias Maristas com dicas da Língua Brasileira de Sinais.

*As orientações acima podem variar de acordo com o Colégio e as diretrizes regionais de cada cidade e estado.